Doenças de pele causadas pelo estresse
06/10/2021

Se o estresse faz parte da sua rotina, está na hora de rever seus conceitos! Apesar de ser uma reação natural do organismo, o seu excesso pode trazer sérios problemas à saúde, desequilibrando o sistema imunológico. As consequências desse fenômeno podem ser vistas e sentidas na pele.

Como a pele e a mente estão conectadas, nossas emoções interagem com o corpo. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 30% a 50% dos pacientes dermatológicos apresentam também algum problema de ordem emocional.

Com as emoções à flor da pele na pandemia, as queixas ficaram ainda mais intensas. O estresse causou o surgimento ou agravamento de doenças psicodermatológicas (doenças de pele que sofrem influência das emoções). A psoríase é uma delas. O estresse é considerado um fator desencadeante da doença, além de piorar o quadro clínico do paciente.

Fatores emocionais também se tornam um “gatilho” para o vitiligo, dermatite atópica, dermatite seborreica e acne. Lidar com o estresse é uma medida importante para evitar o aumento do número das lesões (vitiligo), aumento da vermelhidão e coceira (dermatites), bem como o surgimento da acne.

Como driblar o estresse e prevenir as doenças de pele? O primeiro passo é controlar as emoções, adotar uma vida saudável, com bons hábitos (rotina de sono adequada, cuidados com a pele, alimentação equilibrada, prática de atividades físicas). E, claro, procurar um dermatologista assim que notar qualquer sintoma. Em alguns casos, o acompanhamento psicológico também é necessário.

×