Quando falamos em acne, logo pensamos no rosto, não é mesmo? Embora seja mais frequente nessa região, a acne também pode acometer as costas e outras áreas do corpo.
Considerada uma das queixas mais comuns nos consultórios dermatológicos, essa condição surge devido a um processo inflamatório dos folículos pilossebáceos e das glândulas sebáceas, encontradas nas costas, face, peito e couro cabeludo.
Predisposição genética, idade do paciente, calor, uso de medicamentos, suplementos alimentares e acúmulo de oleosidade contribuem para o aparecimento da acne nas costas.
Cuidados específicos
Ter uma rotina diária de cuidados é indispensável, inclusive durante o banho. Confira algumas dicas:
• Higienizar as costas somente após enxaguar o cabelo e retirar todos os resíduos dos produtos, sobretudo para evitar a oleosidade.
• Utilizar sabonete específico para a região.
• Evitar banhos longos e em altas temperaturas, uma vez que diminui o manto lipídico e aumenta a oleosidade da pele.
• Nunca espremer ou cutucar a acne, pois pode piorar a condição e formar cicatrizes permanentes. O ideal é procurar um profissional especializado.
• Evitar o acúmulo de suor. Uma opção é investir em roupas com tecidos mais leves.
Tratamento
Como as causas da acne nas costas são diversas, precisam ser investigadas. Por isso, é fundamental procurar o médico para uma avaliação detalhada e, assim, iniciar o melhor tratamento, que pode ser tópico ou oral, dependendo do quadro do paciente.
Com informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia